E eis que, por trás de uma porta tão humilde, encontrámos o que procurávamos - o Santo Sepulcro. O local onde o corpo de Jesus Cristo foi colocado depois da sua morte. E é impressionante que um local tão sagrado para os cristãos se possa encontrar num recanto de Jerusalém, quase passando despercebido.
Emtramos?
Pois então, vamos descer as escadas de acesso ao Santo Sepulcro
Esta é a Igreja onde está o Santo Sepulcro e onde fizémos questão de nos demorarmos, não apenas porque é um monumento muito bonito, mas também porque estava fresquinho lá dentro, o que contrastava com o calor sufocante de lá de fora.
À entrada a imagem e o local onde Jesus Cristo foi embalsamado (eu não sabia que Jesus tinha sido embalsamado...)
Dentro dos castiçais brancos, estão sempre velas a arder.
Aqui as pessoas baixam-se, por vezes ajoelham-se, rezam, tocam e beijam a pedra...
Olhem só a altura deste padre...
A imagem que se encontra por detrás do local mostra quando Jesus foi retirado do sepulcro para ser embalsamado.
O Santo Sepulcro
|
O túmulo |
|
O espaço onde se encontra o túmulo é bastante pequeno e passa-se por uma porta bastante baixa, por isso, não consegui tirar uma fotografia com maior abrangência.
E, a seguir, uma das imagens que se encontram por cima do túmulo.
Vou contar-vos um segredo... Com a "loucura do dia-a-dia", o definir permanentemente prioridades, uma profissão que nos absorve e esgota, temos tendência para nos "esquecermos" da nossa formação cristã, e mesmo questionarmos certos ensinamentos, certas "verdades", por vezes a própria fé... E paramos tão pouco para pensar... em tudo... porque tudo é uma corrida e o tempo voa... Mas a verdade é que ali, no instante que me foi permitido estar perto, não consegui evitar que o coração batesse mais depressa e sentisse uma emoção que não sei explicar. E não pude evitar de tocar no túmulo quase "a medo", porque ali, a minha formação cristã diz-me que esteve "o salvador do mundo"... E poderia ficar ali horas numa serenidade tão rara e tão sagrada, com uma certeza no meio de muitas dúvidas: os nossos valores cristãos nunca nos abandonam; estão cá, às vezes, bem no fundo de nós mesmos, quando por vezes, julgamos nós tê-los abandonado...
|
Sem comentários:
Enviar um comentário