domingo, 11 de setembro de 2011

O Monte das Oliveiras

O Monte das oliveiras está situado perto da cidade antiga de Jerusalém e é um local muito importante para os cristãos e para os judeus.

Para os cristãos, porque era neste local que Jesus transmitia os seus ensinamentos aos apóstolos. Foi também aqui que Jesus passou os seus últimos momentos na Noite da Agonia, em que Jesus se sentiu sozinho e abandonado, enquanto os seus apóstolos dormiam: "A minha alma está numa tristeza mortal". Neste local, Jesus rezou sozinho e esperou pela traição de Judas antes de ser entregue aos soldados romanos e condenado à morte. 

Para os judeus, porque acreditam que é neste local que Deus começará a redimir os mortos, quando o Messias chegar. Daí muitos judeus quererem ser enterrados no Monte das Oliveiras. Por isso, é neste Monte que está localizado o cemitério judeu mais antigo do mundo, com túmulos que datam da época
do rei David, há mais de três mil anos.
Alguns túmulos têm pequenas pedras por cima, como forma de homenagear os seus mortos, como nós fazemos com as flores. As pedras eram uma forma de assinalar um local onde estava alguém enterrado, antes de construirem os túmulos.

Prova, portanto, que não é verdade quando se houve dizer que os judeus foram ocupar, depois da 2ª guerra mundial, um território que não lhes pertencia. Com o fim da 2ª Guerra Mundial, muitos judeus dirigiram-se para Israel, depois da libertação dos guettos e dos campos de concentração, porque consideravam ser essa a sua pátria. Embora Israel fosse ainda território sob mandato britânico desde a 1ª Guerra Mundial.

Jerusalém (parte nova) vista do miradouro do Monte das Oliveiras

Algumas paisagens do Monte das Oliveiras

Igreja Ortodoxa Russa Maria Madalena

 No sopé do Monte das Oliveiras situa-se o Santuário de Getsêmani, Lagar de Azeite de Azeitona, porque aí ficava um lagar.
Interessante foi descobrir, num santuário cristão, uma tradução em... árabe!
                                                                         

Este foi o único local onde encontrei
informações em português.
                                                          




O Jardim das Oliveiras

 

Oliveira plantada pelo Papa Paulo VI 
À volta do Jardim das Oliveiras, foram gravadas na pedra várias imagens em relevo, com os últimos momentos de Jesus Cristo antes da sua morte. 



Aqui foi construída a Basílica da Agonia, porque se acredita ter sido aqui que Jesus rezou na Noite da Agonia, ou Igreja de Todas as Nações, assim denominada porque na sua mais recente construção (início do século XX), contou com a colaboração de vários países que se encontram representados no tecto da igreja.

 
Esta Igreja é lindíssima, com os tectos em tons de azul, o que lhe confere uma beleza muito serena e etérea.
Reparem nesta entrada...                                                                      E neste tectos
 

 No seu interior, além de cenas alusivas à noite da agonia, podemos ver algumas rochas sobre as quais foi construída a 1ª Igreja, uma vez que esta é já a 3ª que é construída no mesmo local, porque as outras duas, a dos cruzados e a bizantina, foram destruídas.      
 

 E por hoje deixo-vos, em todo o seu esplendor, Jerusalém, a Terra Santa, vista do Monte das Oliveiras. O que vêem logo da parte de fora das muralhas são cemitérios judeus. 
                                                                                                                                                       
"Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegue-se-me a língua ao paladar, se não me lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria." (Salmos 137:5-6)

 





2 comentários:

  1. Quanto mais leio, mais encantada fico! Na realidade, fico muito mais encantada com a riqueza emocional e com a essência fantástica da autora do blogue! Continuo à espera de mais, ok? Eu sei que os tempos são de trabalho, mas isto também serve para relaxar um bocadinho e, além disso, sempre nos dás um bocadinho muito agradável de ti mesma. Um beijinho grande.
    (Tenho vindo aqui várias vezes e tenho tentado fazer comentários, mas a minha net anda muito louca).

    ResponderEliminar
  2. gostei muito e tirei algumas duvidas,maravilhoso

    ResponderEliminar